2001 - Estado e Sociedade:
transformações políticas, institucionais e culturais na América Latina.

No Ceará, esta Rede realizou seu primeiro Seminário, em Fortaleza, nos dias 19 a 21 de setembro de 2001, contando com representantes dos grupos de pesquisa, tendo como temática central Estado e Sociedade: transformações políticas, institucionais e culturais na América Latina. A partir deste seminário foi organizado o livro intitulado América Latina: transformações econômicas e políticas, contendo uma análise crítica desta região, enfocando os seguintes eixos: a problemática do Estado, das relações de poder e da democracia, a nova inserção latino-americana na economia mundial, sua identidade cultural, seu desenvolvimento interno, as principais intervenções estatais e a participação da sociedade civil na política.


2003 - Governo Lula:
perspectivas para o Brasil e para a América Latina.

O segundo Seminário: Governo Lula: perspectivas para o Brasil e para a América Latina, foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2003, também em Fortaleza, com apresentação de trabalhos demarcando as dinâmicas da política, da economia e as novas sociabilidades tecidas através dos movimentos sociais, tendo como cenário países latino-americanos e suas especificidades frente ao capitalismo  mundializado.


2004 - Projetos nacionais e conflitos na América Latina.

O terceiro Seminário: Projetos nacionais e conflitos na América Latina, realizado no período de 10 a 12 de agosto de 2004, enfocou os processos de resistência e as redefinições da governabilidade na região, contando com pesquisadores do Brasil, México e Alemanha. Os trabalhos apresentados deram origem à organização de um segundo livro, publicado em 2006, com mesmo título do referido seminário.


2006 - Novos caminhos da democracia na América Latina.

O quarto Seminário, realizado em Fortaleza, no período de 29 a 31 de agosto de 2006, tratou do tema Novos caminhos da Democracia na América Latina. Naquela ocasião os trabalhos apresentados versaram sobre os novos governos eleitos no contexto latino-americano demarcando avanços e limites frente ao processo de construção democrática.


2008 - Poder e Políticas Públicas na América Latina.

O quinto Seminário Poder e Políticas Públicas na américa Latina ocorreu no período de 25 a 27 de fevereiro de 2008 em Fortaleza. A finalidade foi ampliar a reflexão sobre a política e a construção democrática na região, discutindo questões econômicas, sociais e culturais no contexto histórico da América Latina, propiciando as bases para a formação de um pensamento crítico sobre os novos desenhos de políticas públicas no cenário latino-americano.

 


http://www.rupal.ufc.br - todos os direitos reservados
site criado por Augusto Fiuza. email: afiuzza@yahoo.com.br